top of page

2022.1

SOL NASCENTE

No semestre 1/2022, continuamos em colaboração com lideranças comunitárias, moradoras e moradores da Região Administrativa do Sol Nascente, representadas pela organização não governamental Casa da Natureza. A retomada efetiva das atividades presenciais representou um novo fôlego do envolvimento de toda a equipe com as atividades de campo e com a aproximação da disciplina com a experiência extensionista.

MÓDULO TEÓRICO

PROJETO E PLANEJAMENTO DA PAISAGEM

O semestre letivo se inicia, tradicionalmente, com uma aproximação geral ao tema da Paisagem na escala da cidade e do território. Tendo passado pelo componente curricular Projeto de Paisagismo 1, as estudantes já contam com uma formação sólida sobre o campo do Paisagismo do ponto de vista de seu histórico, da metodologia de projeto na escala de jardins e praças, além de terem certo domínio com relação à identificação e seleção de espécies vegetais aplicadas ao projeto.

​

O aprofundamento teórico e conceitual desta disciplina tem, como finalidade, oferecer aos estudantes uma leitura do campo da paisagem urbana e do paisagismo enquanto camadas integradoras da cidade. Estuda-se, para isto:

  • como o planejamento da paisagem deriva e se integra ao estudo da paisagem urbana;

  • a relação intrínseca entre o sistema físico urbano e o sistema social, com uma perspectiva crítica sobre como os espaços são a expressão e, ao mesmo, tempo agentes de reprodução da segregação sócio-espacial;

  • a contribuição do estudo sobre os Sistemas de Espaços Livres de Edificações para a compreensão e planejamento da paisagem urbana.

DIAGNÓSTICO

SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS

Mediando o módulo de introdução teórica e a experimentação em projeto, construiu-se, coletivamente, um diagnóstico da Região Administrativa do Sol Nascente, entendido como parte de um sistema de espaços livres públicos. Esta etapa teve como propósito fazer o reconhecimento dos elementos que constituem a paisagem e suas categorias avaliativas, de modo a ler, no espaço urbano, as fraquezas e as potencialidades existentes para a qualificação do sistema de espaços livres.

​

Na reta final da elaboração do Diagnóstico, as equipes contaram com a valiosa contribuição de lideranças e moradoras do local, em um encontro realizado com o apoio da Casa da Natureza. Para esta edição do semestre 1-2022, decidiu-se por não sistematizar como um documento único, mas mantém-se a intenção de que sirvam referência para que os estudantes, organizados em cinco equipes, desenvolvam a segunda etapa da disciplina, com Estudos Preliminares.

ESTUDO PRELIMINAR
SOL NASCENTE

Após a elaboração do Diagnóstico as estudantes desenvolverão o Estudo Preliminar para o Sol Nascente, a serem discutidas em equipe e com o apoio das comunidade local.​

​

Deverão ser considerados, como componentes do projeto, elementos como sítio, programa e partido, além da exploração inicial da análise dimensional que passa, necessariamente, pela consideração das expectativas sociais locais. Sugere-se, ainda, dar foco na complementaridade entre tipos de espaços livres públicos, desde ruas e praças ao projeto do parque urbano.

as_bas_PB-removebg-preview.png
logo_fau_392x178.png

Universidade de Brasília

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Departamento de Projeto Expressão e Representação (PRO)

bottom of page