
Sol Nascente e QNR
Fonte: CODHAB, 2019

2022-03-19 DIAGNÓSTICO
Apresentações e Consulta à comunidade do Sol Nascente, representada por moradoras e outros membros da Casa da Natureza.
Estudantes e professores da disciplina apresentaram o desenvolvimento do Diagnóstico da área, momento em que pode-se contar com os preciosos comentários de moradoras da área. Os aspectos do diagnóstico foram complementados por apontamentos críticos e demandas locais, a serem incorporados na etapa subsequente, de Estudo Preliminar.
Fonte da imagem: captura de tela do Google Street View.
2020-12-18 encerramento
Evento de encerramento do semestre 2020.1
Participaram do encontro lideranças e membros da APES - Fernando Lopes, Madalena Rodrigues, Jane Vilas Bôas e Rosa Cristina Cartagenes; a arquiteta paisagista e estudante de Mestrado no PPG-FAU-UnB Nathália Gomes; e as professoras da FAU-UnB Vânia Teles Loureira e Liza Maria Andrade.
Estudantes da FAU-UnB apresentaram o desenvolvimento dos trabalhos finais, no formato de explorações conceituais para um Estudo Preliminar. Ficou evidente a insuficiência de maiores detalhamentos no Plano de Manejo, que podem comprometer a destinação do Parque em sua natureza ecológica.
A reunião se finalizou com uma proposta de retomadas dos trabalhos com vistas à formação de um Projeto de Extensão junto à Universidade de Brasília.
ESTUDO PRELIMINAR
PRODUÇÃO - ESTUDANTES FAU-UNB
Após elaboração de um diagnóstico sobre a área do Parque Ecológico das Sucupiras, baseado em levantamentos de dados sobre a área e da generosa contribuição de membros da Associação do Parque Ecológico das Sucupiras (APES), as estudantes passaram a desenvolver o Estudo Preliminar para o parque, como um exercício de Introdução ao Projeto Paisagístico em espaços urbanos.
2020.1 - sucupiras
Durante a preparação para o semestre remoto, em meados de 2020, a equipe da disciplina Projeto de Paisagismo 2 foi contactada pela Associação Parque Ecológico das Sucupiras (APES), cujos membros encontravam-se, novamente, enfrentando os avanços da urbanização da chamada Quadra 500, na Região Administrativa do Sudoeste.
Preocupados com os efeitos desta ação sobre o futuro do área, onde se encontra um dos últimos remanescentes do Cerrado nativo em Brasília, o Parque Ecológico das Sucupiras foi incorporado como área de estudo para edição do semestre 2020.1, realizada entre julho e dezembro.
Além do conteúdo regular da disciplina, os estudantes receberam contribuições de membros da APES e de pesquisadoras e professoras convidadas, ampliando a discussão sobre o contexto do Parque.